O que é XAMANISMO?

0
127
xamanismo

Xamanismo é uma antiga tradição curativa e, além disso, uma forma de vida. É uma maneira de se conectar com a natureza e com toda a criação. A palavra xamã vem da tribo Tungus na Sibéria. Os antropólogos criaram este termo e o usaram para se referir aos líderes espirituais e cerimoniais entre as culturas indígenas de todo o mundo.

 

xamanismoA palavra xamanismo pode ser usada para descrever as antigas práticas espirituais destas culturas indígenas. Claramente, as inúmeras semelhanças entre várias tradições antigas desempenharam um papel na continuidade da generalização da palavra.

Nas últimas décadas, o termo “xamanismo” foi popularizado em todo o mundo ocidental, especialmente nos círculos da nova era. Hoje em dia, pode ser difícil distinguir entre as formas tradicionais de xamanismo e as práticas modernizadas, muitas vezes, esotéricas, que utilizam o termo.

 

Conexão Espiritual

Pode-se ver o xamanismo como a sabedoria espiritual universal inerente a todas as tribos xamanismoindígenas. Como todas as práticas espirituais antigas estão ligadas à natureza, o xamanismo é o método pelo qual nós, como seres humanos, podemos fortalecer essa conexão natural.

 

Além disso, envolve o contato com espíritos e entidades  paralelas, abordando a cura e o transe. Há uma interação entre quem está praticando e os espíritos, utilizando ervas medicinais e psicoativas.

O xamanismo é uma antiga tradição curativa e uma forma de vida. Os ensinamentos do xamanismo se concentram em nossa conexão com a natureza e promovem o bem-estar de toda a criação.

xamanismoOs aspectos essenciais da vida xamânica incluem viagens, cerimônias, danças sagradas e peregrinações a lugares de poder na natureza. Através destas técnicas, o círculo xamânico-nos abraça, unificando nossas vidas com força, cura e amor.

 

Um xamã é um intermediário entre este mundo e o mundo espiritual. Agem em nome da comunidade, realizando rituais cerimoniais, curando as pessoas e ajudando a guiar outros no caminho xamânico. A vida de um xamã pertence à aldeia e é da sua responsabilidade assegurar o bem-estar da família, a comunidade e toda a criação.

Desta forma, o xamã ajuda a manter o equilíbrio e a harmonia, tanto a nível pessoal quanto planetário.